ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

, ,



:: Câmara dos Segredos ::
Hermione Granger
Por: Harryllian — Data: Junho de 2005
Bom, queridos membros do Hogsmeade, primeiramente gostaria de me desculpar com vocês pelo longo período de tempo sem ter postado nenhuma nova coluna (aproximadamente 26 dias), mas posso dizer que não foi por preguiça ou desleixo, foi porque estive muito ocupado ultimamente. Garanto que isso não acontecerá mais. Para voltar às mihas colunas, hoje postarei essa, que há algum tempo venho querendo postar, mas sempre encontro algo a mais para “acrescentar-lhe”, assim sempre sentindo que ela está incompleta.
Hermione Granger, enfim, mais um personagem dos muitos que “recheiam” o elenco de Harry Potter. Mas quem é Hermione Granger? Será que ela pode ser considerada mais amiga de Harry, do que Rony? Será que pode ser considerada, depois de Dumbledore, o personagem mais inteligente da trama? Será ela sente algo a mais por Rony?, ou quem sabe até por Harry? Nessa coluna tratarei dessas e de mais perguntas que giram em torno de Hermione.
Harry era um menino sozinho e sem amigos ao chegar a Hogwarts, ao auge de seus onze anos. Nunca que aquele garoto magricela, de óculos quebrados e cara doentia poderia imaginar que em breve encontraria dois amigos, amigos esses que estariam junto a ele por seu longo caminho ainda a ser traçado em Hogwarts. Rony é o primeiro a surgir como amigo de Harry; os dois se conhecem no trem e logo no início do ano letivo a amizade dos dois se intensifica cada vez mais. Com Hermione, entretanto, Harry não tem muita amizade no princípio. Eles se vêem com freqüência, afinal são do mesmo ano e estão na mesma Casa, mas ainda demoraria um pouco para Hermione revelar quem era.
Hermione é inteligente e “CDF”, aquele garotinha que dançava nas pontas dos pés quando algum professor dirigia alguma pergunta à turma. Isso não é um defeito, disso todos sabem, mas essa é a primeira coisa que impede que Hermione se junte a Harry e a Rony logo no começo do ano letivo. Entretanto, mesmo “percebendo” isso, Hermione faz questão de “tentar” ser amiga dos dois. Uma coisa boa de se lembrar, é que ela aconselhou Harry de que Draco Malfoy estava tentando levar-lhe para uma arapuca, no duelo à meia-noite que os dois haviam combinado; e não de outra, ao chegarem lá, Harry descobriu que tudo era realmente uma armadilha de Draco, que o levara até lá para ele ser encontrado por Snape, num horário proibido para passeios pelos corredores. Por sorte Harry escapa.
O inevitável acontece, Rony acaba por demonstrar publicamente seu aparente “desafeto” por Hermione. Ele diz a Harry, num intervalo de aula, que ela não tem amigos, pois pensa apenas nos estudos. Hermione ouve e sai correndo, e Rony fica “muito sem graça”. Durante a festa do dia das bruxas, o professor Quirrel avisa a todos que um Trasgo Montanhês invadiu o castelo. Harry e Rony ficam sabendo que ele estava perto do banheiro das meninas, onde haviam ouvido falar que Hermione estava, chorando, desde a hora em que ouvira Rony dizer aquilo. Não resta alternativa aos dois, então eles vão até o banheiro e “salvam” Hermione. A partir daí a amizade dos três é entrelaçada; aparentemente não havia mais inteligência excessiva que pudesse separá-los. Harry acaba o primeiro ano com dois melhores amigos.
Em Câmara Secreta, não há muitos conflitos entre os três. Nesse livro Hermione continua sendo sábia, inteligente e fiel aos amigos, tão fiel, que para ajudar Harry a desvendar o mistério da Câmara Secreta, e assim mostrar a todos que não era ele o culpado, acabou por também ser petrificada. Foi notável o choque disso para Harry e Rony. Pouco mais tarde, já no final do livro, Hermione aparece novamente, ressucitada pela poção de Mandrágoras da professora Sprout. Ela fica contente, e diz: “Harry, você desvendou o mistério, Harry...”
No Prisioneiro de Azkaban, Hermione, como todos os personagens, começa a amadurecer. Nesse livro existem sim alguns conflitos entre Hermione/ Harry e Rony; esses conflitos, entretanto, servem para dar melhor ênfase à importância de Hermione na vida de Harry. O primeiro conflito de que me recordo, é quando Harry ganha a Firebolt, uma vassoura linda, de última geração, cobiçada por bruxos do mundo inteiro. Hermione vê na vassoura uma ameaça para Harry, afinal receber algo daquele preço sem identificação do remetente, depois de saber que um assassino como Sirius Black estava atrás dele, seria sensato pensar que a vassoura poderia ser perigosa ao garoto. Harry e Rony não entendem, aliás, Harry até entende a boa ação da garota, mas de qualquer modo fica furioso, pois acabara de desembrulhar a vassoura, e agora ela era levada para um teste pela professora McGonagall. Algum tempo depois Harry recupera a vassoura, porém Hermione está estranha, parecendo estar à beira de um colapso mental. Outra coisa que me esqueci de citar, são as brigas entre ela e Rony, por causa de Bichento, o gato de Hermione, que persegue Perebas, o rato de Rony. Essas brigas podem não ter sido muito importantes, mas para Hermione, que já estava com uma sobrecarga de coisas a pensar, com certeza deve ter sido muita coisa. No fim desse livro descobrimos que Bichento tinha razão ao querer fazer mal a Perebas – não entrarei em detalhes, pois a trama é complexa demais. Isso é mais um fato importante. Hermione, mesmo sem querer, acabou ajudando eles, pois Bichento ajudou bastante no desenvolvimento da trama.
Agora chegamos ao quarto livro, o Cálice de Fogo, que foi a porta para sentimentos novos até então inéditos para Harry, Rony e Hermione. A amizade deles é mais forte do que nunca, afinal os três já haviam passado muitas aventuras juntos, mas agora estão crescendo, e sentimentos diferentes começam a tomá-los. Nesse ponto ocorre algo inédi-to até então, há uma briga entre Harry e Rony, mas não uma briga qualquer, uma briga que deixa os dois por algum tempo sem se falarem. Enquanto Harry não está falando com Rony, Hermione é quem faz companhia para ele. O ajuda na primeira tarefa do torneio tribruxo, continua sendo amiga dele, e de Rony também... Mas como percebemos desde o início, Hermione não quer ver os dois brigados. Ela entende, e entende mesmo, o lado dos dois; nesse ponto fica claro o quão importante a amizade dos dois é para ela.
Harry e Rony voltam a se falar, naturalmente, mas a partir desse ponto aqueles sentimentos que citei acima começam a surgir. A primeira ocasião é quando Harry e Rony ficam sem par para o Baile de Inverno, e vão tentar convidar Hermione, que os surpreende, dizendo que já arranjou um par. Rony fica mais curioso do que Harry, exigindo saber com quem Hermione vai, mas ela não conta, alegando que se ele qui-sesse ir com ela “deveria tê-la convidado antes, e não convidado como último recurso”. Quando Rony descobre, então, que Hermione está saindo com Krum, logo após ter sido seu par no Baile de Inverno, as coisas realmente esquentam. Rony alega que Krum está tentando enganá-la, que quer informações sobre Harry, e mais um monte de coisas sem sentido... Harry admite que os argumentos de Rony não são válidos, demonstrando não sentir por Hermione o que Rony aparentemente sente. Mas não é só Rony que sente ciúmes de Hermione, ela própria fica furiosa ao ver Fleur Delacour dando um beijo sem compromisso em Rony, em duas ocasiões: no fim da segunda tarefa e pouco antes de voltarem para casa.
Chegamos à Ordem da Fênix, estou muito satisfeito de ter chegado até aqui. Até esse ponto pudemos ver que Hermione é um personagem muito inteligente, amigo, fiel e companheiro. Pudemos ver que ela sabe ver o perigo, e sempre aconselha os amigos quando vê que eles estão indo para o caminho errado, e também não gosta de ver os dois brigados. O personagem magnífico de Hermione foi montado, e ressalto que a partir desse livro, repetirá tudo o que já fez nos outros.
Harry está em crise nesse ponto da trama. Sai da rua dos alfeneiros e vai para a sede da Ordem da Fênix com muita raiva por ter ficado tanto tempo sem ter recebido notícias de ninguém, nem mesmo dos seus melhores amigos. Quando os encontra, descarrega toda a sua raiva neles. Já em Hogwarts não é muito diferente, Harry continua com os nervos à flor da pele. Entretanto, mesmo sabendo disso, Hermione admira Harry por sua coragem, força e por sua ousadia. Isso é aparente, pois por inteira culpa de Hermione, a AD foi formada e sabemos, logo após termos terminado de ler o livro, que isso foi de extrema importância. Seguindo em frente eles continuam juntos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... No fim, acontece algo dramático, mas isso fica pa-ra outra coluna.
Antes de concluir a coluna, gostaria de deixar minha opinião sobre algumas questões que levantei no início.
Hermione pode ser considerada mais amiga de Harry do que Rony?
Isso é muito delicado de se dizer, pois para responder temos de levar em consideração as características de cada personagem. Hermione é sensata, inteligente e muito obediente às regras. Rony não demonstra muita sensatez, é inteligente sim, mas não muito obediente às regras. Então é o seguinte, concordo com a tese de que ambos são amigos de Harry, e que não há de forma alguma um meio de dizer que algum deles é melhor. É, como disse acima, uma questão de analisar cada personagem. Por exemplo: Rony quer o bem de Harry sim, mas não podemos dizer que ele seja menos amigo de Harry do que Hermione, apenas porque ele induz Harry a irem ao perigo, demonstrando não ter muita sensatez. Também não podemos rebaixar Hermione por ela ver as regras acima de tudo, ou por também querer frear Harry quando vê que ele está prestes a se chocar. Enfim ambos são amigos de Harry, cada um de seu modo, cada um com seus defeitos, mas com uma importante coisa em comum: o amor por Harry.
Hermione pode ser considerada, depois de Dumbledore, o personagem mais inteligente da trama?.
Nisso eu tenho a audácia de dar minha minha opinião sem rodeios. Sim, acho sinceramente que depois de Dumbledore, Hermione é a pessoa mais inteligente contida no elenco de Harry Potter. Sabemos que ela é a segunda voz de JK Rowling, e sabemos também que ela é muito usada quando a JK quer nos transmitir algo. Sei que que vocês podem estar se dizendo, mas Hermione não é mais inteligente, não... Como ficam personagens como McGonagall, Lupin, Snape, e mais um monte de personagens? É o seguinte, muitas pessoas confundem inteligência com sabedoria. Concordo que Lupin é o mais sábio depois de Dumbledore, e os outros personagens citados também. Não estou querendo dizer que Hermione é sábia, afinal a sabedoria vem com o tempo, mas sim estou tentando dizer que ela é inteligente, esforçada e capaz o bastante de um dia superar qualquer um dos personagens citados.
Será que Hermione sente algo a mais por Rony?, ou quem sabe até por Harry?
Esse é outro ponto bastante delicado. Como foi citado na coluna, apenas a partir do quarto livro isso começou a "aparecer", mas se prestarmos bem a atenção, desde o primeiro livro podemos tirar conclusões, claro que não tão óbvias quantos às do quarto. Eu tenho a hipótese de que Hermione realmente gosta do Rony. Além de coisas tão óbvias quanto o ciúme que ela sentiu por ele no Cálice de Fogo, existem outras coisas que podemos levar em conta. Um exemplo são as brigas dos dois, e isso ocorre há muito tempo. Quem nunca viu uma mãe dizer para um filho ou uma filha que está brigando com um amigo: "Olha, acho que isso daí vai acabar dando em casamento"? Pois é, acho que essa é outra pista para chegarmos à conclusão de que Hermione gosta de Rony. Mas e o Harry, como fica na jogada? Creio que Hermione sinta mais vontade de "cuidar" de Harry do que de Rony. Calma, eu explico. Desde o começo Hermione sempre esteve ao lado de Harry, descobrindo coisas com ele, aconselhando-o... Me parece que depois de tudo isso ela se afeiçoou de uma forma diferente ao garoto. Ela vê tudo o que ele sofre, muitas vezes sofrendo com ele... Com isso não poderíamos pensar que o afeto que Hermione sente por Harry é o afeto de um irmão mais velho para com o irmão mais novo? Eu acho que esse exemplo é muito bom para ser usado nesse contexto. Hermione gosta de Harry, quer protegê-lo, não é questão de gostar mais ou não de Rony, mas Harry já precisou muito mais dela do que de Rony. Vou tentar finalizar isso. Minhas opiniões são as seguintes: Hermione gosta de Rony, estou adotando o verbo "gostar" do sentido de "amar". Hermione também gosta de Harry, estou adotando agora o verbo "gostar", no sentido de querer bem. Para concluir: realmente acho que Hermione goste de Rony, e que ainda será muito importante na vida de Harry.
Para concluir minha coluna. Escrevi esse texto para ressaltar a importância que Hermione tem na vida de Harry. Já li uma coluna sobre Rony, e por que não fazer uma sobre Hermione? Tenho a ousadia de dizer que antes de escrever essa coluna eu via Hermione de outro modo, mas agora a vejo como um personagem magnífico, tão magnífico quanto Dumbledore, Lupin ou qualquer outro personagem com mais ênfase. Todos esses personagens que citei foram bastante importante na vida de Harry, disso não tenho dúvida, mas Hermione também é. Ela é quem aconselha Harry quando vê que ele está no caminho errado, ela é quem acha alternativas mais viáveis e menos perigosas para chegaram onde querem, ela é quem mais se preocupa com a harmonia do grupo, ela é quem é a segunda voz da nossa querida JK Rowling, sendo manipulada de um jeito estupendo pela autora, nos guiando entre os horizontes de valores simples da vida.

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —