ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

, ,


:: Departamento de Mistérios ::
Analisando a Murta-Que-Geme


Por Jussara — Data: Junho de 2005

O que sabemos de Murta que geme? No livro 2, sabemos que essa é uma garota que morreu na mesma época que Tom Riddle /Voldemort freqüentou Hogwarts. Ela morreu porque infelizmente estava no banheiro feminino do segundo andar na hora em que o basilisco saía da Câmera Secreta. Ela estava no banheiro chorando porque Olívia Homby tinha caçoado de seus óculos, e irritada porque ouviu a voz de um garoto, destrancou a porta e deu de cara com os dois olhos amarelos do basilisco.
Com relação ao banheiro, é interessante observar um pequeno erro (de Rowling ou da tradução ou edição brasileira?) na página 116 do livro a Câmara Secreta Hermione diz que a Murta que geme assombra um “banheiro das meninas no primeiro andar” e mais tarde o mesmo banheiro é descrito como sendo próximo ao local em que apareceu a Madame Norra petrificada, no segundo andar...
Outra coisa que sabemos é que segundo palavras da própria Murta que geme as pessoas a chama pelas costas de “Murta Gorda! Murta Feiosa! Murta Infeliz, chorona, apática!” (ROWLING, 2000, HP2, p. 118)
Por que a Murta que geme se chama assim? Seu nome em inglês é moaning myrtle. Moan é gemer e myrtle é murta. Murta, segundo o dicionário Aurélio , significa “arbusto mirtáceo cultivado para compor cercas vivas” (FERREIRA, 2001, p. 477) – Murta é então um arbusto de cerca viva, coisa muito comum na Inglaterra. Esse arbusto, Murta também simboliza a deusa grega Hera, esposa de Zeus, quando trançado juntamente com frutos de romã.
Outra Deusa que esse arbusto representa é Afrodite, a deusa da beleza e da paixão sexual. Originário de Chipre, seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Seus símbolos eram a pomba, a romã, o cisne e a murta. Mirra uma das sacerdotisas preferidas de Afrodite foi transformada nesta planta para ser protegida de um pretendente demasiado assíduo. Afrodite tinha uma coroa de murta quando Páris (o mesmo personagem da guerra de Tróia) lhe deu a Maçã Dourada da beleza. Representando Afrodite e o amor, a murta entra frequentemente na composição das coroas nupciais. Há uma história árabe que conta que Adão trouxe um galho de murta do jardim onde declarou o seu amor a Eva, e Shakespeare pôs Afrodite a encontrar-se com Adónis à sombra da murta. Em 1460, o boticário John Parkinson escreveu: “Cuidamos da murta com muito carinho, devido ao seu bonito aspecto, perfume e raridade.”
Relembro também uma estória da literatura mundial sobre uma murta, chamada Loureiro e a murta, escrita por Leonardo da Vinci. Nessa história, a pereira está sendo cortada para se transformar em uma estátua do Deus Júpiter, e ao morrer diz que o Loureiro e a Murta “encontrarão seus ramos quebrados e desfolhados, porque as pessoas virão buscá-los a fim de coroar-me e honrar-me, como convém a um deus.”
O resto do nome, "que geme", é óbvio, a personagem só chora e lamenta, só geme. depois de ter morrido, Murta se recusou a ir embora de Hogwarts, perseguiu Olívia Homby por um tempo e quando impedida, voltou para o colégio e ficou assombrando o mesmo banheiro em que morreu.
Tenho curiosidade sobre esse assunto, se Murta que geme optou por ser fantasmas, que providências tomou para não ir embora? Pois como alertou Nick quase sem cabeça, os bruxos podem tomar providências antes da morte para se tornarem fantasmas.
Não ficamos sabendo pelo menos até agora o verdadeiro nome dela, antes de morrer. O Diretor Dippet, se refere a ela como a menininha e Tom Riddle a chama de garota. Esse fato deve ser acredito para reforçar seu renascimento como fantasma, a Murta que geme, que se lamenta por seu destino, e por ter sido infeliz enquanto viva e depois de morta.
Sempre que encontramos Murta que geme ela está se lamentando, chorando a própria morte, ou em se desesperando com sua situação. Diferentemente desse processo existem 3 vezes que esse padrão é diferente:
 
(1) quando Hermione toma a poção polissuco com pelo de gato se transforma de maneira errada,
 
(2) quando Harry vai descer para a Câmera secreta e ela lhe diz para ficar no banheiro com ela se “algo der errado”; e
 
(3) no quarto livro quando se encontra com Harry no banheiro dos monitores e o ajuda a descobrir o segredo da 2ª prova do Torneio Tribuxo. Ele demonstra que vigiava os monitores quando tomavam banho naquele banheiro, e se mostra mais feliz.
 
Na primeira situação é demonstrado que Murta que geme ficou feliz com a tragédia de Hermione, como se achasse que se ela é infeliz, os outros também devem ser. Na segunda situação, demonstra que Murta que geme “gosta” de Harry, e gostaria que ele dividisse o espaço do banheiro com ela. E na terceira, é demonstrado que Murta não é tão infeliz assim como se diz, pois aproveita muito bem o tempo de sua “morte” espiando os garotos no banho.
É muito engraçado esse episódio, se levarmos em conta que Murta é uma planta que representa Afrodite a Deusa da Beleza e da paixão sexual e seus ramos servem para coroas nupciais. Murta morreu jovem, não pode ser feliz ou realizada, e tudo o que ouve é “Murta feia... espinhenta (como disse Pirraça) entre outros adjetivos. Com tal representação e a vocação não satisfeita, não é de se admirar que ela se sinta infeliz.
Entretanto, é necessário enfatizar que é uma personagem que tem como objetivo principal auxiliar Harry. No 2º livro, foi Murta que geme quem viu o basilisco e morreu indicando onde era a entrada da Câmera Secreta quando questionada. No 4º livro também auxiliou a Harry a descobrir o segredo da 2ª tarefa do Torneio Tribuxo.
Considerando o analisado até agora, percebe-se que se a Murta que geme vai aparecer no 6º livro como já foi confirmado é porque vai auxiliar a Harry Potter mais uma vez. Mas auxiliar como? Em minha opinião, seu auxílio provavelmente vai ser por um ponto já demonstrado no 2º livro, ou seja, ela freqüentou a escola na mesma época de Tom Riddle /Voldemort, ou seja, assim como Hagrid, tem grandes condições de oferecer alguma informação sobre Tom Riddle.
Será que Murta que geme era parecida com aquela garota Berta Jorkins, descrita como sendo fofoqueira? Sinceramente, nada do que foi falado até agora indica isso. Mas, vemos uma Murta “essencialmente” infeliz, que acha que todos falam mal dela pelas costas. Mas ela “se sente feliz com a desgraça dos outros” como demonstrado no episódio da transformação errada de Hermione com a poção polissuco. Sabemos também que assombrou Olívia Humby até ser impedida, numa vingança por sua morte. Uma pessoa infeliz pode procurar saber coisas das pessoas apenas para se vingar depois. Ou da mesma maneira que foi pega pelo Basilisco, pode ter sabido alguma coisa de Tom Riddle sem querer.
Eu sei, nesse momento você está pensando: mas quem saberia mais sobre Tom Riddle do que Dumbledore? Mas Dumbledore sempre foi um homem muito ocupado, um professor, que como Harry observou no 4º livro, não tem um olho mágico para ver tudo o que está acontecendo como Moody tem. Murta (ou seja lá qual for seu nome quando viva), uma adolescente infeliz, insegura, e aparentemente sem amigos (de qual casa ela era?) poderia muito bem viver pelos cantos sombrios do castelo de Hogwarts, descobrindo coisas por querer ou não, sabendo segredos que não deveria saber.
Se Murta tem por objetivo informar ou ajudar Harry, ela pode perfeitamente saber algum segredo de Tom Riddle que lhe auxiliará na obtenção de uma forma de vencer Voldemort, ou quem talvez saber quem é o Príncipe Mestiço. É por isso que acredito que a confirmação do fato de que a Murta vai estar no livro 6, é indicativo que ela vai trazer mais informação para a trama e auxiliar a Harry em algum momento decisivo, cumprindo sua missão de coroar um Harry Potter, enaltecendo sua coragem e seu talento.
Mas desejo que, uma vez cumprido com seu objetivo de auxiliar Harry, a Murta que geme possa enfim se libertar de um destino tão cruel quanto ficar assombrando um banheiro por mais de 50 anos. E, ao fazer a “passagem” possam enfim aprender a ser feliz (porque felicidade é um aprendizado diário), ou pelo menos livre...


4 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    qual o nome verdadeiro dela?

  2. mr.Poneis says:

    Myrtle é um nome próprio para os falantes de língua inglesa. Um equivalente em português seria Mirtes. O nome é relacionado com Hadassa (nome hebraico para a árvore de murta) e com Esther (que era Hadassa) ambos na Bíblia.

    A tradução tinha dessas de vez em quando, vocês devem ser familiares como James virou Tiago (tradução comum em países de língua latina) como Marvolo virou Servolo (para ajudar a fazer o famoso anagrama).

    "que geme" provavelmente tinha haver com bullying, eu posso apostar que ela tinha o apelido desde que era viva...

    Até mais ver
    mr. Poneis

  3. Unknown says:

    Ainda não descobriram kkk

  4. Unknown says:

    Ela se chama Myrtle Elizabeth Warren.

    http://fuscazord.blogspot.com.br/2015/05/jk-rowling-revela-o-verdadeiro-nome-da.html

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —