ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

, ,

:: Penseira ::

Por Luana Weasley — Maio de 2007

A Luna é um personagem que me intrigou desde que surgiu estranhamente no quinto livro, na cabine do Harry “abandonado” por seus amigos, recém-nomeados monitores. Ela nos é apresentada como uma total maluca mesmo. Mas eu vejo muito mais nela do que sua maluquice que às vezes chega até a irritar.

Primeiro de tudo quero colocar aqui um pouco sobre seu papel na trama, começando pelo nome. Como todo mundo sabe, o nome tem haver e muito com o personagem, como o Sirius Black (Sirius é o nome da constelação que tem forma de cachorro e Black, coincidência ou não, é a cor do cachorro que Sirius se transforma), Remo Lupin (Rômulo e Remo foram gêmeos que foram criados por uma loba na mitologia grega) e Lupin nada mais é do que o nome para lobo em latim. Alguma coisa familiar? Bem, acho que o mesmo acontece com a Luna.

Luna, na Mitologia Romana, é a deusa da Lua (na Grega é conhecida como Selene). E quer dizer Lua em latim. Este corpo celeste é considerado um dos mais influentes e também considerado um dos que mais influem na falta de clareza, segundo os astrólogos (isso porque ela tem várias fases, ela é considerada “inconstante”). E também porque a Lua era considerada nos tempos antigos como causadora da insanidade. Acho que tem haver também com sua inconstância de seus atos.

Apesar de que ela agiu bravamente quando estava enfrentando os Comensais, até se esqueceu de agir diferente. Uma coisa eu tenho certeza. Ela se tornou parte da “turma”, assim como Gina e Neville mais ainda. Mas acho que sua inconstância ainda vai ser mais clara nos próximos livros.

Ela é descrita com cabelos compridos, sujos e mal-cortados, com olhos arregalados dando impressão de estar sempre surpresa. Já vi algumas especulações que o formato de seus olhos não são apenas casuais, e sim, um símbolo de profunda espiritualidade. Há muito mais na Di-Lua do que imaginamos.

Voltando ao nome dela. O que sempre me intrigou foi seu sobrenome. Se seguir como regra, seu sobrenome (quer dizer amor bom) diz muita coisa. Ela vai ser companheira de alguém, ou vai se apaixonar por alguém (eu tenho quase certeza que ela gosta do Rony). Mas pode ser também um ponto chave nos romances que irão acontecer na história. De que forma? Só a Luna pode saber. Mas eu tenho uma suposição. Luna foi descrita por JK Rowling como anti-Hermione, que acredita em fatos e lógica. Pode ser uma contrapartida para o Rony fazer com que Hermione finalmente goste dele, coisa que ele se esforça de um jeito muito torto para que isso aconteça.

Mas podem também dizer uma grande arma contra as forças do mal “love” e “good” são duas palavras que querem dizer sentimentos poderosos para a luta da nova guerra que se segue. Ela pode ter um papel muito importante ainda.

Já sobre os Lovegood, apenas uma vez eles foram mencionados antes da Luna aparecer, no livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, quando o Sr. Weasley encontra o sr. Diggory antes de irem para a Copa Mundial, esperando a chave do portal ser acionada. Fora isso, nada mais sabemos da família de Luna.

Apesar de maluquinha, ela tem também uma particularidade bem peculiar: ela crê no que mais ninguém acredita, com certeza por influência de seu pai, editor na revista O Pasquim (The Quibbler). Ela sempre disse que via os Testrálios, quando só Harry via (depois descobrimos que ela viu sua mãe morrer de uma forma não muito ocasional). Ela também ouviu as vozes que Harry ouvira no Departamento de Mistérios depois da morte de Sirius. Ela disse que acreditava que sua mãe estava lá em algum lugar atrás dos véus, o que deixa um ar de “será que devemos acreditar nela?” no ar. Ela costuma acreditar em tudo, é totalmente estranha, mas JK Rowling não iria colocar um personagem como nome de capítulo sem ter uma profunda importância na história. Tenho certeza que virá muito mais de Luna por aí.

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —