ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

, ,

:: Outros Textos ::

Por Diversos — Janeiro de 2007.

Percebemos com freqüência na obra de J.K. Rowling a influência da mitologia, tanto grega, romana e egípcia, quanto a de outras culturas antigas, bem como passagens históricas mais contemporâneas. Mas uma outra fonte de inspiração parece nos passar despercebido, ou não lhes damos a devida importância, como por exemplo a Numerologia. Numa passagem em HP e Enigma do Príncipe, Voldemort, ainda jovem, conversando com o então professor de poções de Hogwarts, Horácio Slughorn, pergunta sobre Horcruxes:


“...você poderia dividir sua alma somente uma vez? Não seria melhor, para fazê-lo mais forte, dividir sua alma em mais partes, digo, por exemplo, não é sete o número mágico mais poderoso... (HP e o Enigma do Príncipe).

Foi a partir dessa passagem que a idéia para essa coluna começou a germinar em minha mente. Devo acrescentar porém, que recentemente uma numeróloga famosa no Brasil, escreveu um artigo com esse mesmo tema, o que me deixou frustrada e me levou a cogitar o abandono dessa coluna. Mas, acredito que apesar de termos a mesma idéia, o fato não desmerecerá minha humilde opinião que aqui tentarei expor. Além do mais me recuso a descartar quase um mês de pesquisas e esforço.

Primeiro precisamos saber o que é numerologia e como ela funciona. Serei então bem didática, como Hermione: Numerologia é o estudo das influências e das qualidades místicas dos números. Segundo ela cada número possui uma essência e indica tendências de acontecimentos ou personalidade. Segundo a numerologia os números emanam energias cósmicas, energias físicas telúricas, energias vibratórias sonoras, essas energias podendo fazer-nos bem ou mal. Na Numerologia cada letra do Alfabeto equivale a um número de 01 a 09. Então, para que possamos descobrir a personalidade de alguém, não só o que ele ou ela aparenta por fora, devemos somar os valores correspondentes a cada letra até encontrarmos um único dígito. Porém, para chegarmos a lição de vida de alguém precisamos somar a sua data de nascimento. A tabela indicará os valores de cada letra do alfabeto (correspondendo ao alfabeto inglês).

TABELA PITAGÓRICA:
1 2 3 4 5 6 7 8 9
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V W X Y Z

Exemplo: HARRY = 8+1+9+9+7=34 (3+4) = 7.
Para ficar mais fácil, podemos excluir o nove na soma, pois ele é um número neutro.
Portanto: HARRY= 8+1+9+9+7 (excluam os noves e sobrará apenas o sete) = 7.

Mas antes de analisar mais a fundo como J.K. Rowling pode ter utilizado a numerologia para moldar a personalidade dos seus personagens, vejamos alguns números que aparecem com freqüência, mesmo que implicitamente.

O número 11:

Essa é a idade com que Harry entra em Hogwarts.

“...O mostrador luminoso do relógio de Duda, que estava pendurado para fora do sofá em seu pulso gordo, informava a Harry que dentro de dez minutos ele completaria onze anos...” (HP e a Pedra Filosofal, pág. 41).

É bem oportuno porque onze pode indicar recomeço, justamente o que acontece com Harry, abandonando sua vida anterior e adentrando num mundo novo e desconhecido. Indica também a capacidade de superar limites, misticismos e revelações.

Outras aparições do número 11:

Horário do trem para Hogwarts:
“Tirou do bolso bilhete de passagem que Hagrid lhe dera. -Vou tomar o trem na plataforma nove e meia (9 e ¾) às onze horas.” (HP e a Pedra Filosofal, pág. 84).

O quarto de Harry no Caldeirão Furado em HP e o Prisioneiro de Azkaban:
“Fudge voltou acompanhado de Tom, o dono do bar-hospedaria.
- O quarto onze está livre, Harry - anunciou Fudge - Acho que você vai ficar muito bem instalado nele.” (HP e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 42).

É a soma da sua data de aniversário, 31/07 e do cofre onde se encontrava a pedra filosofal em Gringotes, 713:
“-Eu tenho aqui também uma carta do professor Dumbledore -falou Hagrid com ar importante, tirando-a do bolso do casaco -É sobre Você-sabe-o-quê, que está no cofre setecentos e treze.” (Pedra Filosofal pág. 69).

É a soma das letras dos nomes de Hagrid, Hogwarts, Lily (Lilian) Evans e Severus (Severo) Snape;

É o valor da passagem do Nôitibus andante:
“-Claro confirmou Harry depressa – Escuta aqui, quanto custaria me levar até Londres?
-Onze Sicles...” (HP e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 35).

Fazendo um paralelo com o tarô, notei que a carta, entre os arcanos maiores, com esse número, é chamada de A Força (também denominada A Luxúria), e nas minhas pesquisas descobri que a maior força do Mago é o amor. O poder que Harry possui em demasia segundo Dumbledore.

“- Sim, você tem. - disse Dumbledore com convicção. - Você tem um poder que Voldemort nunca teve. Você tem...
- Eu sei! - disse Harry bruscamente. - Eu tenho amor. - Com grande dificuldade Harry se conteve de acrescentar: Grande coisa! “ (HP e o Enigma do Príncipe).

O número 7:

Este número está associado a espiritualidade, a pesquisa, a introspecção, ao ocultismo. Como disse Voldemort, este é um número mágico de grande poder;

As barreiras para se chegar a pedra filosofal foram sete: Um cão de três cabeças (Fofo), Visgo do Diabo, As Chaves, O jogo de xadrez, um trasgo, as poções (que estavam em sete garrafas) e o espelho de Ojesed;

Voldemort planejou produzir 7 Horcruxes;

A data de nascimento de Voldemort 31/12/1926 = 7:
“Era véspera do ano novo, mais amargamente frio... E, esta menina, não muito mais velha que eu era na ocasião, veio cambaleando nos degraus dianteiros. Bem, ela não foi a primeira. Nós a alojamos e ela teve o bebê em uma hora .. e então ela me falou que ele seria chamado Tom, como o pai dele, e Marvolos (Servolo), como o pai dela “ (HP e o Enigma do Príncipe).

Soma da plataforma 9 3/4 (07):
“Tirou do bolso bilhete de passagem que Hagrid lhe dera.
-Vou tomar o trem na plataforma nove e meia (9 e ¾) às onze horas.” (HP e a Pedra Filosofal, pág. 84).

A varinha de Voldemort tem 34 centímetros, ao somarmos 3+4 encontramos o 7.
“-É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha por que a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz.
Harry engoliu em seco.
-E, tinha trinta e quatro centímetros...” (HP e a Pedra Filosofal, pág. 80).

É também o valor dos nomes: Voldemort, Harry, Neville e Sybill (Sibila), os quatro envolvidos na profecia que resultou em Harry ser escolhido para ser aquele que possui o poder de destruir o Lorde das Trevas.

O número 9:

O que achei interessante nesse número no livro é a sua intima associação com os puro-sangue, pois se somarmos as letras de: Malfoy (4+1+3+6+6+7) encontraremos o número sete, o mesmo acontecendo com Gaunt (7+1+3+5+2) e em especial os Weasley (5+5+1+1+3+5+7=27), sendo a família de Rony composta por nove membros.

O número 13:

Percebi três passagens interessantes:

1ª- Quando Sirius escapa de Azkaban, Harry tem treze anos:
“Era uma hora da manhã. Harry sentiu uma contração engraçada na barriga. Fizera treze anos de idade havia uma hora e não tinha se dado conta disso.” (HP e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 11).

2ª - São treze os trouxas que morrem quando Rabicho lança um feitiço para encobrir sua fuga e se passar por morto:
“Enquanto os trouxas foram informados apenas de que Black está armado (com uma espécie de varinha de metal que os bruxos usam para se matar uns aos outros), a comunidade mágica vive no temor de um massacre como o que ocorreu há doze anos, quando Black matou treze pessoas com um único feitiço.” (HP e o Prisioneiro de Azkaban, pág. 36).

3° - Vemos também o treze na placa da loja do Sr. Olivaras:
“A última loja era estreita e feiosa. Letras de ouro descascadas sobre a porta diziam Olivaras Artesãos de Varinhas de Qualidade desde 382 a C.” (3+8+2=13). (HP e a Pedra Filosofal, pág. 77).

Na numerologia clássica esse número seria simplificado para quatro, mas a sua importância é significativa, pois, geralmente tendemos a associar o número treze a azar e fatalidades. Justamente por isso o arcano maior do tarô com esse número é chamado Morte, e pode indicar morte física, ou fim daquilo que já está estabelecido. J.K. Rowling parece querer nos avisar então de acontecimentos mais à frente na história. Pois dois livros depois em HP e a Ordem de Fênix, lemos, com lágrimas nos olhos, no meu caso, a triste e surpreendente morte do padrinho de Harry, tão injustiçado por quase metade de sua vida.

Mas será que J.K. Rowling utilizou a numerologia para moldar a personalidade de seus personagens?

Acredito que sim. Se não foi de todos, pelo menos de alguns. E procurarei demonstrar porque cheguei a essa conclusão, analisando alguns personagens, suas qualidades e defeitos por meio da numerologia.

Tomemos como exemplo Harry James (Tiago) Potter, seu número é o 05.

Cinco indica alguém que rompe regras, as questiona. São pessoas aventureiras, agitadas, curiosas, instáveis e pouco avessas a disciplina. Harry demonstra essas qualidades, ele não demonstra nenhum remorso por quebrar as regras, se metendo em situações que poderia evitar. Como entrar na Floresta Proibida, por exemplo.

Mas o número cinco indica também responsabilidade. E essa é, de certa forma, a principal característica de Harry em toda a saga. A responsabilidade de destruir o Lorde das Trevas, de vencê-lo.

Muitos acreditam que Harry não irá matar Voldemort, alguns que ele o fará indiretamente, mas é óbvio que só ele poderá fazê-lo. Não só porque ele é o personagem principal, pois isso seria muito óbvio, mas simplesmente porque essa é a missão da vida de Harry.

Utilizando aqui uma correlação com outros sistemas, como a mitologia, primariamente, percebemos que o número 05 está ligado a Eros (cupido), o deus do amor. Amor: o maior poder de Harry.

No tarô o arcano maior com esse número é o Hierofante, aquele que comanda as massas, o que nos lembra da posição de líder que Harry sempre exerce em relação aos seus amigos. A cor do número cinco é vermelho, que juntamente com o dourado, é a cor dos grifinórios Essa cor tem como objetivo principal chamar a atenção, está associada ao fogo e a vida. O vermelho traz consolo, vigor, vitória, e força para superar as dificuldades. A cor vermelha é a manifestação do mundo elevado. É o emblema da vida na sua manifestação inicial, que tem sua origem no amor. Assim, em toda as suas associações, o número desse personagem indica as suas boas e más qualidades, sua força e seu destino.

E os outros personagens:

Hermione Granger é 04: Organização, praticidade, ordem, regularidade. Sua cor é o marrom (seus cabelos são castanhos). O que está de acordo ao caráter estudioso e ao seu apego às regras.

Ronald Weasley é 01: Pioneiro, criativo, ambicioso, determinado e corajoso. Apesar de Rony demonstrar essas qualidades, fiquei admirada de que ele possuísse esse número. O número um indica liderança e estaria mais condizente com Harry ou Dumbledore, já que Rony é mais um seguidor que um líder. No entanto o número está ligado a cor laranja e sendo assim símbolo de fecundidade e apetite. Nesse aspecto ele se aplica a Rony com certeza.

Albus (Alvo) Percival Wulfric Brian Dumbledore é 08: Sabedoria, Paciência, Equilíbrio. Seu lema é a busca pela verdade e para isso estuda, analisa e procura provar o que é desconhecido. Sua auto-confiança beira a arrogância. Em relação a mitologia refere-se a Plutão que personifica a justiça cega. E, é esse justamente o arcano do tarô oito: a Justiça, uma qualidade extremamente arraigada ao nosso eterno diretor de Hogwarts.

Voldemort ou Tom Marvolo (Servolo) Riddle é 07: Conquista. É um número adequado àqueles que buscam o poder. O arcano do tarô é denominado O Carro: aquele que inicia uma jornada deixando para trás o ordinário, para desbravar os campos da mente e as cidades da alma. Voldemort lançou-se numa busca pelo conhecimento, para encontrar uma forma de vencer a morte e adquirir a imortalidade. Se somarmos o nome Voldemort e seu nome trouxa encontraremos o mesmo número: 7. O mesmo acontecendo com sua data de nascimento (31/12) e sua varinha (que possui 34 cm: 3+4=7). J.K. Rowling associa Voldemort a este número sempre que possível.

Severus (Severo) Snape é 11: Aquele que não se encaixa em nenhum grupo específico, que transmite um ar de mistério e parece incompreensível. Achei particularmente intrigante que JK atribuísse esse número a Snape, pois o número 11 parece estar diretamente ligado a Harry e seu poder, de uma forma benéfica. Além disso o número 11 possui o papel de abrir caminhos. É um número espiritual e de intuição. O arcano do tarô, como já falado anteriormente é A Força, o amor. É singular então que o mesmo número associado ao poder do amor estar ligado ao homem que Harry mais odeia no mundo. Como muitos sabem acredito que Snape seja fiel a Dumbledore, então acho oportuno que ele seja associado a este número em especial.

Pelas pesquisas que fiz com respeito ao assunto, chego a conclusão de que assim como J.K. Rowling utilizou-se da mitologia, ela com certeza usou a numerologia na sua série para acrescentar ainda mais força e misticismo a sua obra. Certamente, poderíamos descobrir outros tantos significados numerológicos nos livros da série Harry Potter e como isso afetará o final dessa história, mas creio que meus poucos conhecimentos do assunto, conseguidos a duras penas, não sejam tão extensos quanto eu gostaria. Tenho certeza de que vocês acabarão descobrindo ainda mais mistérios na obra de J.K. Rowling envolvendo a numerologia, se pesquisarem.

Por último, gostaria de deixar bem claro que não acredito em numerologia, astrologias e tarô, mas creio sinceramente que a autora as utilizou em sua obra. Que por meio do significado atribuído aos números e a sua força, J.K. Rowling, procurou atribuir a seus personagens um maior misticismo. Mas, será que J.K. Rowling acredita nessa suposta ciência? Não podemos afirmar que sim, mas também não podemos dizer que não. O máximo de certeza que eu posso ter, depois me embrenhar no assunto, é de que ela deve ter considerado a força dos números interessante o bastante para aplicar na série. Quanto a importância da numerologia no futuro de Harry & Cia, creio que está ligado ao que eles nos informa dos personagens. Como, por exemplo, o número 11 ligado a Snape. Onze é revelação. Certamente haverá uma grande revelação com respeito a Snape no último livro, já que a autora se exime, sempre de dar uma resposta direta sobre de que lado Snape está nessa guerra entre o bem e o mal. Em relação a Harry, o cinco indica responsabilidade, como já disse anteriormente. Sendo assim acredito que Harry terá a responsabilidade principal de destruir Voldemort e buscar as Horcruxes, como todos já sabem, mas não quero afirmar, com isso que só ele poderá destruí-las. Dumbledore conseguiu destruir uma, o anel e encontrar outra, o medalhão (pelo menos o esconderijo preparado por Voldemort), isso certamente é uma prova de que outra pessoa poderá fazer o mesmo, quem sabe Hermione ou Rony, que estão a par da existência delas e estarão ajudando Harry nessa missão. E depois de ler um comentário de Juli Soneto, no Fórum Hogsmeade, referente ao que Dumbledore disse a Harry na Torre:
"Vá chamar Snape, conte-lhe o que aconteceu. Não fale com ninguém, não tire sua capa." (HP e o Enigma do Príncipe).

Acredito que Snape sabe sobre as Horcruxes e terá algum papel em ajudar Harry a encontrá-las (indiretamente), ou até mesmo em destruí-las. Por quê? Ora, porque acredito que Snape, apesar de suas atitudes dúbias e enigmáticas, é um dos mocinhos da história. Mas isso seria assunto para outra coluna.

Enfim, quero agradecer ao Vinícius, Renan Granger e ao Lorde Severo, que me ajudaram muito com a coluna. E a todos aqueles que a leram, espero que tenham gostado.

One Response so far.

  1. Pat Black says:

    Gente, escrevi esse texto a um tempão, quando ainda engatinhava nas idéias. Caraca, não acredito que esse ele ainda circula pela Net. Achei que ele tinha sido sepultado junto com o Hogsmeade anos atrás. Mas ainda uso o mesmo nick, Pat Black, em outros Fóruns.
    Lembro que foi uma época em que nadava contra a corrente acreditando que Snape era bom, antiherói, quando a imensa maioria so faltava me bater por achar que eu era louca e que ele era sim mau da raiz de seu cabelo seboso até a verruga no mindinho do pé esquerdo.

    Ahhhhh! Tempo bom que não volta mais.

    Só para constar, não acredito em numerologia, mas a podre de rica JK parece que sim, vejam só foram aenas 7 livros.

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —