Quando o professor Quirrell se gaba te ter ganho seu turbante com recompensa por ter afugentado um zumbi incômodo, muitos de seus alunos têm sérias dúvidas. Em primeiro lugar, o turbante tem um cheiro desagradável e incomum de alho, um sinal de que deve ter sido feito, na verdade, para proteger o dono de vampiros * . Em segundo lugar, o bom professor sempre muda de assunto quando perguntam como exatamente ele derrotou o zumbi. Essa é um a pergunta que qualquer professor qualificado para ensinar Defesa contra as Artes das Trevas devia saber responder, já que os zumbis são a criação dos praticantes de magia negra mais perversos, os feiticeiros * vodu.
Um zumbi é basicamente um defunto ambulante – um ser que parece humano mas que não tem inteligência, alma, nem vontade própria e apenas obedece às ordens de seu criador. Incapaz de sentir dor, medo ou remorso, o zumbi é uma arma poderosa para qualquer praticante das Artes das Trevas * . Apesar de não haver provas da existência dos zumbis, há muitas lendas a seu respeito em todos os lugares onde os cultos de vodu são praticados.
O vodu, também conhecido como “vodum”, é um conjunto de crenças religiosas criadas pelos escravos trazidos da África para o Haiti durante séculos XVII e XVIII. Os rituais de magia são parte integrante do vodu, com freqüência, servem para a adoração ou curas, mas também são usados para ferir inimigos ou obter poder. Dizem que as pessoas que fazem uso dessa magia para o mal, conhecidas como “bokors”, criam zumbis para serem seus escravos. Alguns zumbis eram colocados para trabalhar como criados ou cultivando no campo, enquanto outros trabalhavam em escritórios. Os bokors mais perversos, no entanto, usavam seus zumbis para atingir objetivos mais sombrios, como destruir a propriedade de inimigos ou até mesmo cometer assassinatos.
Reza a lenda que os bokors podem criar um zumbi a partir de um humano vivo ou de um defunto. Alguns dizem que o bokor dá a sua vítima uma poção * para induzi-la a um coma profundo. Tida como morta, a vítima é enterrada pela família, para ser desenterrada logo depois pelo bokor. Uma segunda poção faz a vítima falar, andar e respirar novamente, mas a deixa sob o controle absoluto de quem a criou.
Em outros relatos, o bokor simplesmente mata a vítima ou rouba o corpo de alguém que morreu recentemente. Segundo a crença vodu, a alma permanece com o corpo pelo menos durante o curto período de tempo após a morte. Dizem que, depois de capturar a alma da pessoa, o bokor usa feitiços * para ressuscitar o corpo sob a forma de zumbi. Seja qual for o método, a tentativa de criar um zumbi é vista até hoje como um ato perverso nas ilhas caribenhas. Pelas leis atuais do Haiti, a criação de zumbis é considerada assassinato, sujeitando o ofensor às mesmas penas de qualquer outro tipo de homicídio.
O medo de se tornar um zumbi foi comum no Haiti durante vários séculos e talvez ainda exista em nossos dias. Com freqüência, os parentes enterravam seus mortos com facas para que eles pudessem atacar um bokor intruso. Algumas crenças populares aconselhavam que o caixão já ocupado pelo morto fosse enchido com sementes, já que, segundo a tradição, o bokor deve contá-las antes de remover o corpo. Se forem colocadas sementes suficientes, ele não conseguirá terminar a conta antes do nasce do sol e não poderá realizar o ritual, já que a magia negra não pode ser praticada durante o dia.
Livrar-se de um zumbi é u grande desafio. Apesar de falarem devagar, se moverem de forma mórbida e se comportarem violentamente, um zumbi bem-feito é exatamente igual a um humano comum e pode obedecer rapidamente às ordens de seu bokor. Como o professor Quirrell deve saber – bem, pelo menos deveria... –, em algumas tradições é dito que jogar sal no zumbi faz com que ele volte para o seu túmulo (e também libera um zumbi vivo de sua letargia). Uma outra alternativa é apelar para a intervenção divina. Dizem que Ghede, o deus haitiano dos mortos, abomina os zumbis e pode ser persuadido a lhes restituir a vida devolvendo-lhes a alma. Se, no entanto, isso não der certo, a melhor maneira de destruir um zumbi é, provavelmente, derrotar o bokor que o criou. Assim como muitas outras criaturas do mal, o zumbi só é perigoso se estiver recebendo ordens malignas de seu mestre.
v Pedra Filosofal, 8.
Categories:
Manual do Bruxo
www . archive . org
Arquivo on-line do FP-PP/Hogwarts/Hogsmeade..
http://web.archive.org/web/20071005185541/http://www.hogsmeade.com.br/