O site de relacionamentos Orkut foi eleito a mania dos anos 00
Fãs que aguardavam durante horas na fila se acotovelam para garantir o seu exemplar de um dos livros da série Harry Potter, mais votada pelos leitores de ZH
Foto:Cynthia Vanzella, Banco de Dados - 20/07/2007
ZH prosseguecom a série sobre a produção artística, os fatos e os personagens que marcaram a primeira década do século 21 — na visão dos leitores. Os resultados referem-se à votação realizada em zerohora.com.
Na categoria literatura, a série "Harry Potter", de J.K. Rowling teve a preferência de 38,36% dos internautas, seguido da série "Crepúsculo", de Stephenie Meyer (confira os resultados abaixo). Já o site de relacionamentos Orkut foi eleito a mania da década, com 59,87% dos votos dos leitores.
Nas próximas segundas-feiras será divulgado os resultados dos melhores filmes, vídeos e seriados e canção, disco e show em Porto Alegre (vote abaixo).
O melhor livro
Os anos 2000 foram, à mesma medida, um período de vendas reduzidas para livros e editoras menos populares e de explosão de alguns best-sellers internacionais. Um dos exemplos mais notáveis desse último caso é a série de aventuras do bruxinho Harry Potter.
Foram sete livros, publicados entre 1997 e 2007, que no total venderam quase 500 milhões de exemplares no mundo todo e tornaram a sua autora, a britânica J.K. Rowling, uma das escritoras que mais faturaram com direitos autorais na história da literatura. Todos os sete volumes foram adaptados para o cinema — o último foi dividido em dois longas-metragens que estão em fase de finalização e devem estrear entre 2010 e 2011 —, em grandes produções que se tornaram a franquia mais milionária de Hollywood, tendo arrecadado, até aqui, mais de US$ 4,5 bilhões.
Os números superlativos repetem-se tanto em outros filmes que abordam realidades fantásticas, como a série de adaptações de As Crônicas de Nárnia ou, mais ainda, a trilogia O Senhor dos Anéis, quanto em outros best-sellers literários da década. São exemplares os casos de Crepúsculo, saga vampiresca adolescente da norte-americana Stephenie Meyer, e os romances de Dan Brown, autor de O Código da Vinci e Anjos e Demônios que fez história emplacando quatro títulos simultaneamente na lista dos mais vendidos do New York Times.
Ambos, Crepúsculo e O Código da Vinci, foram votados pelos leitores de Zero Hora e ficaram respectivamente com o segundo e o terceiro lugares entre os livros da década, à frente de outros fenômenos de vendas como O Caçador de Pipas e A Menina que Roubava Livros (veja quadro dos mais votados ao lado). O campeão foi a série Harry Potter.
Embora valorizada por boa parte da crítica literária, a obra de J.K. Rowling nunca foi uma unanimidade entre os especialistas — assim como grande parte dos demais best-sellers da década. Mas isso não parece ter influenciado o gosto popular.
Total de Votos: 2.031
1) Série "Harry Potter", de J.K. Rowling - 38.36%
2) Série "Crepúsculo", de Stephenie Meyer - 25.6%
3) "O Código Da Vinci", de Dan Brown - 17.92%
4) "O Caçador de Pipas", de Khaled Rosseini - 9.06%
"A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak - 9.06%
Mania da década
Até 24 de janeiro de 2004, Orkut Büyükkokten era um entre tantos engenheiros do Google. Depois dessa data, o turco de nome complicado se consagrou como o idealizador de uma das mais famosas redes sociais da internet, criada para facilitar o contato entre pessoas.
Na Europa e nos Estados Unidos, o Orkut não faz frente a outras redes como o Facebook ou MySpace, mas no Brasil ele reina absoluto: segundo o site Alexa, o Orkut foi o segundo endereço mais visitado pelos internautas brasileiros no mês passado, só perdendo para o Google — por sinal, proprietário do portal.
Talvez o alcance mais social desta rede social tenha sido o de tornar o acesso à internet um hábito identificado não apenas com necessidades práticas, mas também emocionais — o Orkut é uma interface amigável para quem quer fazer ou reencontrar amigos. Isso sem mencionar o apelo voyeur de ficar passeando pelo portal, explorando perfis, descobrindo quem gosta do quê, quem é amigo de quem, quem visitou o Orkut de quem.
Outro apelo é a possibilidade de se agregar a comunidades — no portal, dificilmente você estará sozinho, mesmo que a sua turma seja aquela que reúne devoradores compulsivos de sorvete, adoradores de sopa Maggi, leitores fanáticos por O Código Da Vinci, militantes da União Revolucionária Contra os Emos ou pessoas que têm ojeriza a bancos.
Passados quase seis anos, o Orkut provou que é uma mania que deve ter vida longa: em outubro, 27 milhões de brasileiros entraram no portal de suas casas e do trabalho, sem contar os acessos a partir de lan houses. E você? Já fez o seu perfil?
Total de Votos: 1.099
1) Orkut - 59,87%
2) All Star - 17,38%
3) iPod - 12,83%
4) Twitter - 7,64%
5) Emo - 2,27%
Fonte: Zero Hora
Categories:
- N J.K. Rowling,
+ Antigos Posts,
Notícias
Postar um comentário
— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —