ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

,


:: Câmara dos Segredos ::



Por Harryllian — Outubro de 2005.

Há algum tempo não posto colunas e cá estou eu novamente para escrever essa nova que, admito, me veio à cabeça ao ler uma coluna da Lilyp sobre a Hermione.
O propósito dessa coluna, ao contrário de outra que escrevi intitulada "Hermione Granger", não é ressaltar a importância de Rony ou Hermione na vida de Harry, mas sim suas qualidades e defeitos e um suposto futuro na vida amorosa dos dois.

Como já sabemos, não é de hoje que há um certo "clima" entre Rony e Hermione, clima esse que pode ser percebido em nível crescente nos livros. Mas quem são Rony e Hermione, afinal? Já li muitas colunas e textos sobre os dois, em que eram citadas suas principais qualidades e a ligação com Harry. Torno a dizer que nesta análise não me importo com o tema de importância deles com Harry, mas sim os aspectos desses dois personagens que, digamos, são os mais importantes da trama depois do próprio Harry.
Comecemos por Hermione, aquela meninha de cabeludos lanzudos (?), dentes grandes e cara de "CDF" que Harry conheceu em sua primeira ida à Hogwarts, no Expresso. Na ocasião em questão Harry, como nós, com certeza não simpatizamos com ela. Afinal, ela pareceu um tanto arrogante, tanto no filme quanto no livro, e para quem havia acabado de começar a ler a saga, seria dificil imaginar quantas qualidades essa menina poderia ter.
Antes de Hermione revelar suas qualidades, entretanto, ela continuou como aquela figura nerd que dá mais importância aos estudos do que aos amigos. Até aí nada demais, afinal, existe mesmo gente desse tipo. Mas o que mais me chama a atenção, é que Harry e Rony demoraram um certo tempo para se tornarem amigos de Hermione. Será que isso foi apenas pelo fato dela ser certinha demais e muito ligada aos estudos? Creio que não.
Na minha opinião o "atraso" no início da amizade de Harry e Rony para com Hermione se deveu ao fato de que a garota parecia ser como Harry, meio problemática talvez, pois quem estuda em demasia pode ser visto com problemático. O que estou querendo dizer, é que Hermione de certa forma era como Harry no início da saga. Harry, problemático, sem amigos, viu em Rony a figura do amigo perfeito que ele nunca teve. Aquele menino com quem ele podia rir, contar piadas, se divertir, fazer investigações, dividir o que nunca sonhou ter... Já Hermione, de início ela pareceu como ele, uma criança um tanto fechada que se apegava demais aos estudos e esquecia dos amigos. Na minha opinião esse foi o principal fato de Harry não se tornar amigo de Hermione tão rapidamente; afinal, Hermione era fechada demais e só falava em estudos, ao mesmo tempo que Rony, divertido e brincalhão, lhe mostrava tudo o que ele não aproveitara em sua vida até então.
Mas, com tudo acima, como foi que Harry se tornou amigo de Hermione? Simplesmente pelo fato dele ter descoberto que ela era igual a ele. Sim, naquela ocasião nas masmorras em que ele e Rony "salvaram-na" do Trasgo, ele pode perceber que por trás da garotinha nerd havia uma garota que se preocupava demais sim com os estudos, mas que sentia falta de amigos. A partir daí a nova amizade começou e Hermione, apesar de continuar faminta pelos estudos, demonstrou ser uma grande amiga. Está certo que ele nunca foi tããão divertida quanto Rony, mas ela também sempre demonstrou ter um ótimo sentimento para com Harry. Ao longo da saga, ela foi se mostrando cada vez mais, deixando de ser uma criancinha e se tornando uma adolescente conselheira e digna da amizade para com Harry.
Hermione tem seus defeitos como qualquer personagem e vale ressaltar eles para que a balança não ficar bamba. Afinal, Hermione é uma ótima amiga, sabe aconselhar, mas também saber irritar. O principal motivo das brigas entre ela com Harry e Rony se deve ao fato de que ela não sabe explicar as coisas aos amigos. Está bem, é certo que muitas vezes ela têm a razão, consegue enxergar coisas "invisíveis" aos amigos, mas, por Deus, ela acaba se tornando irritante e metida a sabe tudo. Esse é o principal defeito de Hermione, insistir demais nas coisas e acabar fazendo os amigos interpretarem erroneamente suas atitudes. Mas, afinal, isso não é compreensível? Claro que é. Quem não tem um ou mais grande amigos, pelos quais você faria qualquer coisa? Pensem, se vocês vissem esses amigos indo para o caminho errado, e vocês soubessem o caminho certo, não acabariam dando uma de Hermione para tentar fazê-los enxergar a verdade? Creio que sim, e é o que Hermione fez e sempre faz.
Essa coluna poderia ser apenas sobre Hermione, mas prefiro falar aqui também sobre Rony. Afinal, com tudo o que disse acima sobre Hermione, falar sobre Rony a essa altura, é como falar sobre os fatos de um ângulo diferente.
A história do começo da amizade de Rony com Harry é muito diferente do que aconteceu com Hermione. Harry conheceu Rony no trem, pouco antes de conhecer Hermione, e já nessa ocasião a amizade dos dois começou. Aos olhos de Harry, inicialmente, Rony era tudo o que ele sempre quis ter sido. Rony tinha uma família grande, pai, mãe, muitos irmãos e amigos. Harry sempre desejou ter tudo isso e viu que apesar de ter essas coisas, Rony não era totalmente feliz; a começar pelo dinheiro, afinal, foi perceptível para Harry a dificuldade financeira que a família de Rony tinha. Juntando isso com o fato de Rony ser tudo o que Harry sempre sonhou, com o fato de sofrer algumas coisas parecidas com o que Harry já sofreu, podemos perceber que foi isso que selou o início da amizade deles.
Rony, já no primeiro ano, demonstrou suas qualidades. Podia não ser tão inteligente quanto Hermione, mas demonstrava sempre genialidade. Ao lado dele Harry passou os melhores momento de sua vida, e junto com ele Harry descobriu o verdadeiro significado de uma amizade. Coisa bonita de se pensar, uma amizade nascendo de uma forma tão pura...
Rony é definitivamente o contrário de Hermione no princípio. Não ligando tanto assim para os estudos, teve sempre vários "amigos" e de certa forma era até popular por suas maluquices ou por seu comportamento "fora dos padrões". Rony era um garoto cheio de sardas muito palhaço, o espelho de seus irmãos, e foi aquela pessoa de quem Harry tanto necessitou durante os onze primeiro anos de sua vida.
Por que Rony não via Hermione como alguém com quem poderia ter uma amizade, já que, inicialmente, como Harry, ela não parecia ter amigos? Essa é fácil. Harry demonstrou sua carência de amizade, ao mesmo tempo que Hermione parecia tentar ocultar de todos o fato de não ter amigos. O que provavelmente deve ter contribuído nessa certa "inimizade" foi a coisa mais normal que existe entre meninos e meninas dessa faixa etária, uma certa rivalidade.
Depois de Hermione ter selado a amizade com eles, foi que os defeitos de Rony começaram a aparecer. Ao meu ver, o pior defeito dele, é a imaturidade. Calma, não estou querendo dizer que ele sempre faz tudo errado e tal, como muitos de vocês me condenaram ao lerem minha outra coluna sobre o assunto, apenas estou dizendo que como garoto ele cresceu mais lentamente do que Hermione, a ponto de, como Harry, tomar decisões insanas e sem total conhecimento da verdade.
Rony é o melhor amigo de Harry e, apesar do defeito que citei acima, ele às vezes sabe compreender mais Harry do que a própria Hermione, tachada muitas vezes como a cabeça do trio. Afinal, Harry é garoto como ele, íntimo dele, e às vezes nem o toque feminino de Hermione é capaz de perceber o que Harry está sentindo.
Chegando a esse prefiro deixar Harry de lado e tentar abordar as relação de Rony para com Hermione e vice-versa. Como já disse no início da coluna, é inevitável o fato de que os dois irão ficar junto uma hora ou outra. É inevitável também o fato de que as brigas e os desentendimentos entre os dois dificilmente irão cessar. Isso se deve ao fato de os dois serem tão opostos, mas acabarem tendo em comum a amizade por Harry. E é essa diferença entre os dois que contribui para o sentimento que eles sentem, e tanto tentam esconder um do outro.
"Os opostos se atraem"... Rony e Hermione são uma prova disso. Como já citei em outra coluna, quem nunca ouviu uma mãe falar para um filho ou filha quando o vê brigando com um amiguinho: "Olha, isso vai dar casamento..." Esse é o exemplo certo. Rony e Hermione são completamente diferentes um do outro, tão diferente, que acabam sendo iguais em certas atitudes.
Desculpem se me estendi, mas esse era um tema bastante complexo que, mesmo depois de ter terminado essa coluna, acho que ainda não ficou bem explicado. Espero que tenham entendido o que penso sobre Hermione e Rony, que penso que eles são dois amigos de Harry sem diferenças, ambos com erros, ambos com qualidades e defeitos, e com tantas diferenças entre si, que acabaram por nos encantar com esse romance iminente que tanto demora a chegar.



Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —