ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

,

 :: Sala das Profecias ::

Por Lilyp — Fevereiro de 2006
  
Ontem caí de cara no chão e fiquei toda ralada e cheia de hematomas. Então desculpem o atraso com a coluna. Não tive muito espírito para escrever. 
  
Dentre os vários temas que me vêm à mente, resolvi retomar um que, apesar de que já ter sido abordado, o foi numa época em que eu ainda queria escrever com o mínimo de spoilers, pois o sexto livro ainda não havia saído no Brasil. 
  
Está na hora de argumentar um pouco mais e trazer mais evidências para a teoria que já foi apresentada.

Dumbledore interpretou as perguntas de Tom Riddle a Slughorn como significando que ele dividiu sua alma em sete partes, ou seja ele mesmo e mais seis Horcruxes. Estas são:
1. O diário – destruída.
2. O anel – destruída.
3. O medalhão – extraviada. Provavelmente passou pelo Largo Grimmauld, pois há menção a um medalhão como aquele por lá e, depois que soubemos que o avô de Régulo é Arcturus, tudo indica que ele seja mesmo Régulo Arcturus Black – RAB.
4. A taça – onde andará?
5. Nagini – sempre junto a Voldemort. É melhor destruí-la depois das outras. Algumas pessoas duvidam que a cobra seja uma Horcrux, mas Dumbledore parece bem convencido de que ela seja e não vejo por que essa hipótese teria sido incluída no livro se não fosse para ser verdadeira. Como disse na última coluna, J.K.Rowling não gosta de enganar os leitores.
6. É nesta aqui que está o mistério. Será algo de Gryffindor ou de Ravenclaw? Bem, Dumbledore diz que a única relíquia conhecida de Gryffindor é a espada, que obviamente não é Horcrux, ou não poderia ter sido usada por Harry contra o basilisco. Além do que, Dumbledore teria percebido algo de estranho nela. Então o mais provável é que a última Horcrux seja algo de Rowena Ravenclaw. É interessante, todavia, que apesar do que Dumbledore disse, Harry não descarta que seja algo de Gryffindor e repete várias vezes, no último capítulo, um mantra sobre as Horcruxes que ainda precisam ser destruídas onde não deixa de mencionar Gryffindor. 

  
Sabemos que Voldemort possivelmente quis fazer suas Horcruxes a partir de mortes significativas, pois gosta de colecionar troféus. Ele não conseguiu nenhum objeto de Gryffindor, sua coleção não ficará completa em termos de representar os fundadores de Hogwarts. Rowling já disse há muito tempo que Godric’s Hollow está relacionada a Godrico Gryffindor. Não sei qual é essa relação, mas é possível que ele tenha morado por lá ou tenha deixado algo de seu por lá. 
  
Parece plausível que Voldemort tenha tentado juntar os dois fundadores de Hogwarts numa única Horcrux, algo de Ravenclaw usado para uma Horcrux a partir de uma morte na terra de Gryffindor, possivelmente até a morte de um descendente de Gryffindor. 
  
Na minha visão, Voldemort foi atrás dos Potter na noite do Halloween de 1980 com a intenção de completar sua coleção de Horcruxes, com as DUAS últimas que faltavam e que seriam obtidas com a morte de Tiago(James) e Harry Potter. Talvez até tenha tido a idéia de procurar na casa para ver se não haveria uma relíquia de Gryffindor. Afinal a casa dos Potter ficava na terra de Godrico. 
  
Aqui, quero chamar a a atenção para um detalhe: as palavras usadas por J.K.Rowling. Dumbledore diz a Harry: “Contudo, se o meu cálculo estiver correto, faltava a Voldemort pelo menos uma Horcrux para completar as seis que pretendia, quando entrou na casa de seus pais com a intenção de matar você.”(Príncipe, p. 397, negrito de Lilyp) Por que esse “pelo menos”? Acho que isso reforça a possibilidade de que Voldmort tinha a intenção de fazer mais de uma Horcrux. 
  
Voldemort fez a primeira delas com a morte de Tiago, não tinha a intenção de matar Lílian, pois não queria fazer uma Horcrux com a morte de uma “sangue ruim”. Isso explicaria também porque não queria matar Lílian: não queria fazer Horcrux com ela e seu assassinato partiria a alma do bruxo, atrapalhando o processo de fazer a Horcrux pretendida com a morte de Harry. Como saberia qual o pedaço de alma guardado? Seria o obtido com a morte de Harry ou o feito com a de Lilian? Mas acabou matando-a, mesmo assim. Foi atrás do bebê, mas não conseguiu matá-lo. E aí é que minha teoria começa. 
  
A Avada Kedavra não deixa cicatrizes, por que Harry ficou com uma? Ainda mais levando em conta que a maldição não o atingiu. Parece a mim muito estranho que a cicatriz de Harry possa ser proveniente diretamente da maldição da morte. Acho que a cicatriz vem de um outro fenômeno. A maldição ricocheteou e voltou-se contra Voldemort. Mas este não era mortal. Foi arrancado de seu corpo, mas não morreu. A maldição não seguiu seu curso normal e liberou uma energia mágica, por assim dizer que levou à destruição da casa. Está nos livros que a casa foi destruída, não é suposição minha. 
  
Ora, nesse processo, é razoável que muitas coisas tenham sido destruídas e lançadas pelos ares. A Horcrux, já feita com a morte de Tiago/James, acabou penetrando no crânio de Harry, que não morreu nem teve nenhuma lesão, possivelmente porque ainda estava sob a proteção do sacrifício de sua mãe (vejam que não é tão absurdo que não tenha morrido, muitas pessoas sobreviveram a coisas que penetraram em seus cérebros, inclusive um criminoso que ficou célebre na década passada como O Maníaco do Parque). 
  
Minha teoria então é a de que a última Horcrux está dentro da cicatriz de Harry, mas é um objeto de Ravenclaw, não é a própria cicatriz, nem Harry. 
  
Por que deve haver uma Horcrux em Harry? 
  
1. Isso explicaria a conexão de Harry e Voldemort, que de outra forma fica muito difícil de se entender. 
  
Mesmo antes do último livro, eu já achava que havia uma parte da “essência de Voldemort’ dentro de Harry, justamente por isso e também por outras pistas nesse sentido, a saber:
- O Chapéu Seletor, quando cogita em colocar Harry na Sonserina diz – “está tudo aqui na sua cabeça” ( Pedra, p.108). O detalhe é que, apesar de sua propensão a quebrar regras, que aliás é compartilhada com muitos grifinórios, como os gêmeos, Rony e Gina, Harry não apresentou até agora muitos traços da Sonserina. Ele decididamente não é ambicioso e não está interessado nem em poder nem em riqueza. Nem é astucioso ou manipulativo.
- As varinhas irmãs.
- A profecia que diz que “um não pode viver enquanto o outro sobreviver”, O significado disso é estranho. afinal os dois estão vivos. Mas tendo um fragmento de Voldemort dentro de si, Harry não pode viver de modo pleno. Nem Voldemort, que está praticando oclumência 24 horas por dia.
- Harry não apenas sente as emoções de Voldemort, ele às vezes sente como se fosse o próprio Lord das Trevas, como no ataque ao Sr. Weasley ou as ocasiões em que por um lapso de tempo quis atacar Dumbledore.
- A aquisição da capacidade de entender e falar língua de cobra também é algo estranho. Como poderes de Voldemort teriam se transferido para Harry pelo feitiço que deu errado? 

  
2. Quando Voldemort tenta possuir Harry no ministério, o rapaz não perde a consciência. Os dois convivem na cabeça de Harry, possivelemente porque Voldemort acabou se conectando à Horcrux e não ao verdadeiro Harry. Um detalhe importante aqui é que Gina, nesse mesmo livro, deu uma bronca em Harry por não tê-la consultado acerca de como era ser possuído por Voldemort e descreve sua própria possessão como sendo momentos em que sua própria consciência se apaga e faz coisas das quais depois não se lembra. Por que a autora nos faria saber como foi a possessão de Gina e depois faz a de Harry ser totalmente diferente? 
  
Mas se é assim, será que Harry não poderia ser uma Horcrux? Não acho que isso seja plausível porque:
- Simplesmente porque não faria sentido Voldemort fazer uma cicatriz em Harry e depois ficar tentando matá-lo.
- Alguns sugerem que Voldemort não saberia, mas também acho isso impossível, pois não faz sentido que uma Horcrux seja criada involuntariamente. Se fosse assim, deveria haver um monte de Horcruxes involuntárias e assassinos imortais por aí. Não, toda vez que se fala sobre a criação de Horcruxes no livro, se menciona como são coisas raras e malignas e quase não há informações sobre elas. Se pudessem ser involuntárias não seriam tão raras e haveria mais informações.
Um outro problema na teoria da Horcrux involuntária é que isso aumentaria o número de Horcruxes a serem destruídas. Como Harry poderia desconfiar que ainda havia uma Horcrux, depois de ter destruído as outras quatro ( mais duas = seis)? 

  
A teoria que eu proponho permite aproveitar o que há de bom na idéia do Harry ser uma Horcrux, sem ter os seus defeitos. 
  
Mas ainda há outros questionamentos que me têm sido feitos acerca do tema. Um deles é sobre a necessidade de Voldemort proteger a sua Horcrux. Não iria atrás dela? 
  
Sim, normalmente sim. Mas ele a fez e em seguida perdeu o seu corpo. Não teve tempo de protegê-la. Isso não o preocupava tanto porque tinha outras quatro (àquela altura Nagini ainda não tinha se tornado uma), seu foco era mais o de arranjar um jeito de voltar a ter um corpo e recuperar seus poderes. 
  
Depois que retoma o corpo, ao fim do Torneio Tribruxo, novamente Harry lhe escapa e sua prioridade passa a ser descobrir que segredos guarda a profecia, por que não conseguiu matar aquele menino. É possível que tenha ido procurar a Horcrux em Godric’s Hollow, mas tinha que ter cuidado para não chamar a atenção. 
  
Porém um evento o faz mudar de idéia em relação a Harry. Reparem como após Voldemort ter tentado possuir o garoto, no Departamento de Mistérios, sua atitude mudou inteiramente. Durante todo o livro seis Harry fica livre das dores na cicatriz e perde o acesso ao Lord das Trevas. Voldemort faz oclumência para fechar sua conexão com Harry. 
  
Por quê? O que aconteceu que fez com que o Lord das Trevas, ao invés de tentar usar a conexão para novamente atrair Harry para uma outra armadilha, tenha passado a fechar a conexão e tenha proibido seus asseclas de atacarem o menino? Não há nenhum ataque a Harry no livro seis. É um dos poucos livros da série em que não há um confronto entre Harry e Voldemort. E em sua fuga Snape lembra (vejam bem, lembra, não adverte, fala de um jeito que fica claro que o Comensal deveria já saber disso) um Comensal que Voldemort não quer que ataquem Harry 
  
Se Harry realmente estiver com uma Horcrux dentro de sua cabeça, Voldemort não tem mais por que temer Harry. O que o garoto pode fazer contra ele? Harry teria que morrer antes de poder tentar atacar Voldemort. E este quer proteger a sua Horcrux dentro do garoto. Ataques ao rapaz podem acabar por afetá-la e isso não lhe interessa. 
  
Notem que a parte que Voldemort conhece da profecia já poderia ter sido cumprida. Nela não há menção a morte, apenas a que Harry teria o poder de vencer o Lord das Trevas (ou, no original, vanquish, que tem um sentido como o de suprimir). É uma interpretação plausível, a de que essa vitória já tenha ocorrido, quando Voldemort perdeu seu corpo. 
  
Sem poder descobrir o que realmente está na profecia, Voldemort deve ter resolvido que não valia a pena tentar destruir Harry. Voldemort se volta então contra Dumbledore, não apenas o líder dos que lhe resistem, mas também o mentor de Harry Potter. É possível até que o Lord das Trevas tente trazer Harry para o seu lado, convencendo-o de que não tem escolha, mas não vou discutir isso aqui. Leiam a minha fanfic Do lado de lá se quiserem ver a argumentação, porque já foge ao espírito das colunas que devem se basear em elementos mais palpáveis dos livros. 
  
Outro ponto que levantaram contra a minha hipótese é o de que se isso fosse possível, Dumbledore devia ter pensado nisso. 
  
A essa observação, tenho duas respostas. A primeira é a de que Dumbledore não sabe o que aconteceu na noite de Halloween e não pode fazer mais do especular. Nunca aconteceu nada parecido antes, um bruxo que tem Horcruxes feitas atacar uma criança protegida pelo sacrifício de amor de sua mãe. Como Dumbledore poderia saber o que é ou não possível de ter acontecido? 
  
A segunda resposta é que não sabemos o que Dumbledore acha aconteceu. Ele diz que Voldemort transferiu parte de seus poderes para Harry, mas não diz como isso poderia ter acontecido. Será que ele sabe? Será que há casos minimamente parecidos, que possam ter inspirado sua visão da questão? Principalmente, será que Dumbledore não desconfia dessa possibilidade? Se ele desconfiasse, seria bem razoável que não dissesse nada a Harry sobre essa possibilidade para não trazer uma tremenda angústia para o garoto. Pensem no sofrimento que seria para Harry descobrir que tem uma Horcrux dentro de si, que só poderia ser destruída com sua morte. Não faz sentido trazer isso à tona, sem ter uma indicação mais segura. 
  
Por fim, só queria acrescentar que não acho que Harry de fato teria que se matar. Ele acabaria descobrindo uma maneira de destruí-la, por exemplo descobre um jeito de ir além do véu e voltar. Já falei sobre as evidências para a idéia de que haverá uma jornada para além do véu em outras colunas e não pretendo repeti-las aqui.



One Response so far.

  1. Anônimo says:

    O pomo de ouro guarda a pedra da reissurreiçao Harry pega-a e segura enquanto voldemort da o feitiço da morte e volta-se contra ele proprio Harry morre mas revivi por causa da pedra

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —