ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

,

:: Sala das Profecias ::

Por Lilyp — Setembro de 2006
Antes de mais nada, uma palavrinha de explicação. Este fim de semana deveria sair a nova coluna do Ralph Rosier, mas ele ficou abalado por ter descoberto que estavam plagindo suas colunas no orkut e isso dificultou a postagem de seus pensamentos sobre os últimos usos do sangue do dragão. Esperamos ansiosos por ela. Mas para o fim de semana não ficar em branco, apressei a minha coluna. Espero que gostem.
Uma das coisas que é debatida há mais tempo entre os fãs de Harry Potter é o fato de que, entre a morte dos pais de Harry e a chegada do menino à casa dos tios, um dia inteiro se passou. Voldemort tentou matar Harry e depois desapareceu na noite de Halloween. O primeiro livro começa quando, ao sair para trabalhar, tio Válter (Vernon) repara num gato que parece ler um mapa. Depois ficamos sabendo que se trata de Minerva. Ora, se ela está ali, significa que o episódio de Godric’s Hollow já aconteceu na noite anterior. Mas só bem tarde da noite seguinte é que Hagrid chega com o garoto na motocicleta de Sirius Black. e comenta que este adormeceu ao sobrevoarem Bristol.
J.K.Rowling comentou uma vez, naquele programa de televisão Harry Potter e eu, que fez umas quinze versões do primeiro capítulo de Pedra Filosofal e teve que descartá-las porque traziam informações demais e que, se as lêssemos todas, teríamos toda a trama diante de nós. Em seu site, a autora retoma o assunto e diz que teve que esconder tanto quanto informou neste capítulo.
Percebemos então que o incidente de Godric’s Hollow é fundamental para a trama e que certas coisas que aconteceram nele e, possivelmente, nessas 24 horas, terão papel decisivo na história.
Convém então fazermos uma pequena cronologia do que sabemos:
1) Rabicho (Wormtail) passa a ser o fiel do segredo dos Potter e vai ao encontro de Voldemort contar o paradeiro dos Potter.
2) Voldemort vai a Godric’s Hollow, mata Tiago (James) e Lilian (Lily) e tenta assassinar Harry também. O feitiço reflete e faz com que ele perca o seu corpo.
3-a) Dumbledore sabe do acontecido e manda Hagrid buscar o garoto.
3-b) Sirius vai ao esconderijo de Rabicho para checar se tudo vai bem e ele não está lá, mas não há sinais de luta. Estranha e fica amedrontado. Vai então direto para a casa dos Potter e vê a casa destruída, adivinhando o ocorrido. Dentro dela, encontra Hagrid, que foi buscar o menino antes que os trouxas se aglomerassem em torno das ruínas. Acaba concordando que Hagrid fique com o menino e empresta-lhe sua moto.
Isso tudo, ou ao menos o descrito nos itens 2 e 3, ocorreu na noite de 31 de outubro de 1981. No dia seguinte todo o mundo bruxo já sabe do caso. Minerva passa o dia de tocaia em Little Whinging e à noite Dumbledore chega para esperar Hagrid.
Sabemos que Dumbledore tomou várias providências para proteger o garoto. É bem possível que tenha passado o dia nisso, depois de tentar descobrir como o garoto poderia ter sobrevivido. Por exemplo, convencendo a Sra. Figg a acompanhar a infância de Harry, preparando o feitiço que protege Harry na casa de sua tia e possivelmente checando outras informações.
Mas esse não é o único mistério. Uma questão relevante é como Dumbledore soube do ocorrido tão prontamente e com tantos detalhes? Todos os bruxos já estavam comentando pela manhã, e Válter (Vernon) os ouviu dizer, que os pais de Harry tinham morrido, mas o menino tinha sobrevivido e Voldemort desaparecera. Como saberiam disso, se Harry foi retirado do local, se apenas Hagrid e Sirius, além do bebê haviam estado por lá? E como souberam que Voldemort desaparecera ao tentar matar o menino?
Claramente havia no local alguém, além dos Potter e de Voldemort, que presenciou a cena. Um Comensal da Morte qualquer? É possível. Pode ser até que houvesse mais de um Comensal, mas acho pouco provável, se Voldemort planejara fazer uma Horcrux (ou mais de uma). Não convinha testemunhas para isso. Mas pode ter levado um para lhe dar cobertura e talvez planejasse dar-lhe algum serviço para distraí-lo(a) enquanto fazia sua Horcrux.
Porém, será que um Comensal qualquer contaria ao resto do mundo bruxo o acontecido? Acho pouco provável. Imaginem Lúcio Malfoy chegando à ministra (Fudge virou ministro depois disso e sucedeu a uma mulher) e contando essa história. É óbvio que ela perguntaria como ele podia saber disso. Além do mais, qual seria o seu interesse em divulgar tal história para os que lutavam contra Voldemort?
Para mim está claro que só um espião da Ordem trataria de espalhar tal notícia. E o único que conhecemos é Snape. Portanto parece evidente que Snape foi quem contou o acontecido a Dumbledore, ou então, Dumbledore colocou algum feitiço na casa que lhe permitia acompanhar o que acontecia. Mas neste último caso, por que não tentou socorrer os Potter? Não, não creio nesta última possibilidade. Parece-me que a hipótese Snape é a mais adequada.
No entanto, se sabemos que Snape deve ter contado a Dumbledore, isso não significa que fosse ele a pessoa presente ali. Qualquer outro Comensal poderia estar lá e ter acompanhado a cena e depois, amedrontado pelo que aconteceu e com receio de levar a notícia aos demais Comensais, pode, por alguma ligação especial com Snape, ter lhe contado tudo e então este prometeu que tomaria providências e agiu.
Alguém que parece ter estado na cena é o próprio Rabicho, pois a varinha de Voldemort volta às mãos do dono. Será que Voldemort, ao ser separado de seu corpo teria condições de levá-la consigo? Ele não consegue usá-la e vemos na cena do Priori Incantatem de Cálice de Fogo, que ela só voltaria a ser usada no assassinato de Bertha Jorkins, treze anos depois. Se não consegue usá-la, como poderia carregá-la? Parece que o mais provável é que Rabicho a tenha levado para ele.
Se Rabicho estava lá, porém, poderia ter sido ele quem contou a Snape? A implicação disso seria a de que Snape sabia que Rabicho era o traidor e não contou nada nem a Dumbledore nem a ninguém, permitindo a prisão de Sirius, mesmo sabendo de sua inocência.
Pessoalmente não duvido disso. Mas não quero comprar uma briga que não tenho condições de sustentar neste ponto. É possível que houvesse mais de um Comensal na cena do crime e que outra pessoa tenha divulgado o ocorrido para Snape. Neste caso Rabicho poderia também estar presente.
Uma última questão é sobre a capa de Tiago. Ele a deu a Dumbledore, que, no entanto não precisava dela, como J.K.Rowling nos lembrou. A Ordem contava com as de Moody. Para que a capa? É bem possível que ela tenha sido dada a alguém que fosse ajudar a proteger os Potter, por exemplo ao fiel de seu segredo. Nesse caso, Dumbledore a teria deixado com Sirius, que a teria passado a Rabicho. Este a teria usado para ver se podia fazer alguma coisa para ajudar seus amigos sem que Voldemort soubesse. Apesar de tê-los traído, Rabicho não parecia exatamente apoiar a causa de Voldemort. Tanto, que não fez nada para ajudá-lo por doze anos e só o fez no final porque viu que, com Sirius em seu encalço, não tinha outra saída. Ao fugir, sabia que não teria como usá-la na forma de rato e a teria deixado na casa. Sirius a teria entregado a Hagrid, para entregá-la a Dumbledore e a Harry.
Outra alternativa é que Dumbledore a tenha deixado com Snape para que ajudasse a proteger os Potter. Para Snape ser capaz de usá-la com esse fim, porém, precisaria poder entrar na casa e para isso teria que ter ouvido o segredo da boca do próprio fiel. No entanto, naquela altura Snape era um espião super secreto e os demais membros da Ordem não sabiam que ele estava sob ordens de Dumbledore. O diretor só lhe confiaria essa missão se desse um jeito de Snape ouvir o segredo do fiel, que pensava ser Sirius, talvez debaixo da própria capa. Mas o fiel era Rabicho. Então, para Snape ter presenciado a cena do crime, teria que saber da verdade sobre Sirius e Rabicho.
Como vocês vêem, as possibilidades são muitas e todas elas potencialmente nos contam detalhes cruciais, seja sobre Snape, seja sobre Rabicho.
Voltando à cena em que Hagrid entrega Harry nos Dursley, ele tinha passado por Bristol. De onde ele poderia estar trazendo o bebê? Bristol fica aproximadamente na mesma latitude de Londres, portanto ligeiramente mais ao norte de Surrey, onde moram os Dursley, mas bem para o Oeste. No mapa abaixo, que representa a Inglaterra e o País de Gales, Bristol está em vermelho, Londres em amarelo e Surrey em magenta. A Escócia , onde presume-se que Hogwarts fique, não aparece no mapa e ficaria ao norte dele. Portanto Hagrid não está vindo de lá. Ele poderia estar vindo da Irlanda, outra ilha mais para o Oeste, ou do País de Gales, que está compreendido na mancha verde a oeste.
Não é muito plausível que Hagrid estivesse vindo diretamente da casa dos Potter em Godric’s Hollow, pois não demoraria 24 horas para chegar de nenhuma parte a leste de Bristol, nem que viesse numa motocicleta normal.
Percebemos então que Harry passou um dia com Hagrid, mas certamente não foi em Hogwarts, que fica numa outra direção totalmente. Onde teria sido e por que esse segredo é tão bem guardado dos leitores? O que pode ter sucedido a ele nesse ínterim?
Não tenho a menor idéia, mas podemos começar a especular, não?



Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —