ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

,

:: Outros Textos ::
 
Por Diversos — Junho de 2006
 
Quando relia Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em especial o capítulo Horcrux, intriguei-me com um trecho da conversa de Dumbledore com Harry. Nesse trecho, Dumbledore explicava a Harry o significado e origem das horcruxes:
– Há quatro anos, recebi o que considero uma prova decisiva de que Voldemort dividiu sua alma.
– Onde? – perguntou Harry. – Como?
– Recebi-a de você, Harry. O diário de Riddle, o que dava instruções para reabrir a Câmara Secreta.
– Não compreendo, senhor.
– Bem, embora eu não tivesse visto o Riddle que saiu do diário, o que você me descreveu foi um fenômeno que eu jamais presenciara. Uma simples lembrança começar a agir e pensar por conta própria? Uma simples lembrança exaurir a vida da menina em cujas mãos fora parar? Não, alguma coisa muito mais sinistra vivia naquele livro... um fragmento de alma, disso eu estava quase seguro. O diário era uma Horcrux. Mas isto levantava o mesmo número de perguntas que respondia. O que mais me intrigava e assustava é que o diário tinha sido planejado não apenas como uma arma, mas como uma salvaguarda.” (Harry Potter e o Enigma do Príncipe - pág.392).
Bem minha teoria é fundamentada basicamente nesse parágrafo, mas recomendo que vocês leiam todo o capitulo Horcruxes caso alguém deseje mais informações. (Capítulo Horcruxes - pág. 386 até a 402, Enigma do Príncipe).
Creio que alguns já conheçam minha teoria que aqui apresento.
A minha teoria enfoca principalmente o fato de que cada Horcrux é uma “espécie” de Voldemort individual, porém sem corpo. Ela seria um pedaço de alma operante (como aconteceu com o Voldemort presente depois que ele foi derrotado pelo o amor de Lílian). A meu ver, as Horcruxes do Lorde das Trevas estariam numa espécie de “sono”, esperando que alguém as desperte como aconteceu com o diário de Tom Riddle no segundo ano. É um tanto difícil de imaginar um jeito de despertar um medalhão ou uma taça, mas creio eu que quando o poder especial de cada um desses objetos são invocados, a Horcrux deverá despertar.
Acredito que muitos já estão pensando mil maneiras para contradizer a teoria, portanto tentarei agora colocar à prova o quanto ela é plausível. O fundamental de minha teoria é sem dúvidas o Tom Riddle de Câmara Secreta. Como descobrimos no trecho, ele era apenas uma Horcrux, mas ágil de maneira que inegavelmente só o verdadeiro Voldemort seria. Quando inicialmente eu apresentei essa teoria, as pessoas com que eu a compartilhei insinuaram que o Tom de Câmara não é de fato o verdadeiro Voldemort (já que ele seria apenas uma Horcrux), coisa que eu nunca tinha visto ninguém contestar anteriormente.
Agora, acredito que muitos de vocês podem estar pensando que o diário fora um caso especial, uma Horcrux especial ou outras coisas do tipo. Mas tenho aqui um bom argumento que responderia essa pergunta, como vocês podem observar no trecho. Dumbledore deixa claro que somente começou a desconfiar que Voldemort possuía Horcruxes por causa do diário, e juntamente com esse fato, que as Horcruxes têm como característica comum a habilidade de agir e pensar por conta própria (mesmo considerando o fato de que a Horcrux somente está de fato livre quando conseguisse um corpo, como podemos perceber em Câmara). Tom Riddle disse que só seria literalmente livre quando Gina morresse e ele recuperasse um corpo e somente nele ficaria independente do diário.
É importante observar que o Tom Riddle que conhecemos em Câmara só tinha as memórias de seu ser até o tempo de sua criação (como Horcrux). Tanto é que ele próprio não sabia como foi que Harry se livrou de Voldemort no ataque aos Potter, e ainda podemos levar em conta que o Voldemort atual desconhecia que seu Diário, ou seja, a Horcrux, tinha quase conseguido um corpo. E eu tenho inclusive um trecho do Cálice de Fogo (no retorno de Voldemort), no qual o próprio Voldemort admite que não sabia dos acontecimentos em Câmara (digo o Voldemort atual que conhecemos).
- Meu servo morreu quando abandonei seu corpo, e fiquei mais fraco do que jamais estive. Voltei ao meu esconderijo distante, e não vou fingir que receei então que talvez jamais recuperasse meus poderes... sim, aquela talvez tinha sido a hora mais negra da minha vida... Eu não poderia esperar que outro bruxo caísse do céu para eu me apoderar... e já perderá as esperanças de que algum Comensal da Morte se importasse com o que me acontecera...”. (Harry Potter e o Cálice de Fogo – pág. 520).
No Cálice o servo em questão seria Quirrel, que tentou roubar a Pedra Filosofal um ano antes dos acontecimentos da Câmara Secreta. E ai o próprio Voldemort disse que depois do acontecimento da pedra ele perdeu todas as suas esperanças e nem sequer sita que quase retornou por um triz em câmara o que indica que ele não tinha essa informação.
Já em Enigma temos outro trecho que prova a mesma coisa e nos da mais alguma coisa a pensar:
– Voldemort sabe quando uma Horcrux é destruída, senhor? É capaz de sentir? – perguntou Harry, não dando atenção aos quadros.
– Uma pergunta muito interessante, Harry. Acredito que não. Acredito que Voldemort esteja tão impregnado de maldade, e essas partes essenciais tenham sido destacadas dele há tanto tempo, que ele não sinta como nós. Talvez, quando estiver à beira da morte, ele tome consciência de sua perda... mas ele não percebeu, por exemplo, que o diário tinha sido destruído até obrigar Lúcio Malfoy a confessar a verdade. Quando Voldemort descobriu que o diário fora mutilado e perdera todos os poderes, me contaram que foi horrível presenciar a sua cólera.
” (Enigma do Príncipe, pág.: 398).
Aqui Dumbledore diz claramente que Voldemort não sabia da perda do diário (o que aparentemente descobriu por meio de seus espiões) e fala de forma um tanto intrigante que Voldemort não sente suas Horcruxes. Da maneira que Dumbledore fala entende-se que Voldemort não sinta suas Horcruxes por causa de seu ódio, mas em ambos os casos isso apóia minha teoria (tanto Voldemort sentindo ou não suas Horcruxes), porque caso Voldemort não sinta suas Horcrux isso será mais uma prova que as Horcruxes são mais independentes, mas caso ele sinta (o que eu acredito) seria uma coisa óbvia já que elas ainda são de uma forma ou de outra “Voldemort”.
Agora é certo dizer que afirmações como “Uma Horcrux é apenas um pedaço de alma ela não teria a capacidade de possuir um corpo ou se impor como Voldemort” me serão feitas. Quanto a isso, e eu já mencionei anteriormente que quero levantar questões mais profundas, se Horcruxes são apenas pedaços de alma, o que é que está nesse Voldemort atual que conhecemos? Já que, até onde eu conheço, alma é simplesmente um fração de algo, ou seja, tudo que não é inteiro é um pedaço. Os que leram Enigma certamente também sabem que a alma que habita o corpo de Voldemort não é inteira, e que formos usar princípios matemáticos ela não é nem sequer um quarto (caso você for usar de princípios matemáticos para dividir a alma dele você verá que teria Horcruxes que possuem uma alma maior que a dele, mas alma é uma coisa demasiadamente complexa para se aplicar princípios matemáticos).
E algo muitíssimo interessante é acrescentar uma pequena citação de J.K.Rowling, quando lhe perguntam sobre o que aconteceria caso o Tom Riddle tivesse conseguido terminar de drenar a energia de Gina:
"Na 'Câmara Secreta', o que teria acontecido se a Gina tivesse morrido e Tom Riddle tivesse escapado do diário?
JK: Não posso responder plenamente até que todos os sete livros estejam terminados, mas isso teria fortalecido consideravelmente o Voldemort do presente."
Bem creio que esse trecho, de uma forma ou de outra, reforça minha teoria, já que o que J.K.disse se encaixa perfeitamente na minha teoria, mesmo sendo de suma importância ponderar que essa citação também pode apoiar a idéia de que quando uma Horcrux é destruída, ela volta para sua origem, ou seja, Voldemort (o atual) mesmo eu achando isso um tanto improvável.
E para concluir, desejo falar sobre o fato do “Voldemort matriz”, muito comentado pelas pessoas. Isso, em minha opinião, é ilógico, por causa do que vimos em Câmara, onde tinha dois Voldemorts ativos ao mesmo tempo (Um que tinha fugiu para a Albânia e outro com o qual acontece o incidente com o basilisco em Câmara).
Bom, termino então. Numa futura coluna provavelmente eu aborde novamente esse assunto (em relação ao qual hoje só tentei provar sua plausibilidade e não sua probabilidade), mais não creio que será a próxima porque desejo abordar primeiro outros assuntos. De qualquer forma tudo dependerá dos comentários.
Obs.: como essa é minha primeira coluna gostaria que comentassem a escrita e outros detalhes do tipo para eu tentar melhorar nas minhas futuras colunas.

Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —