ϟ Um Tributo ao Portal Hogsmeade.com.br ϟ

,


:: Outros Textos ::

Por Diversos — Dezembro de 2005 

Nota da Lilyp: A Alice me passou esta coluna sem título, então fui eu que escolhi este. Precisava de um para que as pessoas pudessem saber de que se trata a coluna.
Durante a madrugada estive pensando em quem realmente seria Severus Snape, na verdade cheguei a mais perguntas do que respostas, o que me deixou ainda mais confusa. Para entendê-lo melhor fiz uma síntese do personagem desde o primeiro livro da série.
Em A Pedra, quando temos a primeira aparição de Snape, algumas pessoas tiraram suas conclusões logo de cara, taxando-o de antipático, arrogante e mal-humorado, entre outros defeitos. Mas após algum tempo Snape nos dá a entender ser um tanto “preocupado” com a vida de Harry Potter.
Na Câmara Secreta, Snape se demonstra mais uma vez sua “preocupação” com Harry. O episódio do carro voador, é um dos exemplos que mostra isso, mas essas atitudes são sempre disfarçadas com o propósito de descontar pontos da Grifinória. Quando Harry descobre seu dom de falar a língua das cobras Snape se mostro um tanto surpreso com isso. Preocupação? Talvez sim, mas não tanta. Snape esconde sua preocupação com seu jeito frio e calculista de ser mas é o suficiente para que algumas pessoas percebam.
Em O Prisioneiro, algumas coisas sobre o passado de Snape vêm à tona, como a sua inimizade com Tiago Potter e seus amigos. Essa inimizade, no entanto para mim, ainda está um pouco mal esclarecida (ou não), pois é impossível de imaginar que alguns desentendimentos durante sua adolescência possam gerar tanto ódio por mais de 30 anos. No episódio da Casa do Grito, Snape disse: “Acabei de salvar seu pescoço; você deveria me agradecer de joelhos! Teria sido bem feito se Black o tivesse matado!.” Mais uma vez sua preocupação com Harry é demonstrada com rancor, mesmo sabendo que Sirius era algum parente distante de Potter.
Em O Cálice, Harry descobre que Snape é um ex-comensal, aumentando ainda mais sua inimizade com seu professor de poções, porém, mesmo assim, mais uma vez Snape dá a entender estar preocupado com o menino, talvez não estivesse em seus planos que Potter fosse selecionado para o Torneio Tribruxo.
Voldemort quer Potter inteiro, um Torneio seria um tanto perigoso, não? Se Harry não era para ser selecionado, o que o estaria esperando nesse 4º ano em Hogwarts? Supomos, com isso, que nem Snape sabia que Potter seria selecionado.
Snape nunca tocou em sequer um fio de cabelo de Harry, os dois se odiavam mutuamente, às vezes até silenciosamente. É preocupação que se torna ódio ou ódio que se torna preocupação?
Na Ordem, é onde quase todo o passado de Snape é revelado. Severus vivia isolado em seu quarto, sua mãe vivia se desentendendo com seu marido, o que gerava algumas brigas e que algumas delas era pareciam ser presenciadas por Snape, que na época era apenas uma criança o que o deixava sem ação perante a situação. Snape via em Hogwarts sua única salvação, talvez até o seu único pretexto de viver, assim como Harry Potter. Mas assim que chegou em Hogwarts, com a esperança de ter no mínimo um pouco de paz, se depara com Tiago, que faz com que Snape seja humilhado em público. Praticamente idêntica à relação Harry e Draco. Essa pode ser uma das tantas características que façam com que Harry e Snape se odeiem tanto, o fato de serem tão parecidos psicologicamente falando. Dois extremos precisam ser diferentes para que possam vivem harmonicamente entre si.
Em O Príncipe, mais coisas sobre o passado de Snape são ditas. A descoberta de que Snape não é um puro-sangue e que fez da família Malfoy seu cartão de visitas para que todos pensassem que assim fosse, é um dos pontos fortes na historia. Porém, existem varias interrogações. Snape foi nomeado o novo professor de DCAT. Mas por que Dumbledore o nomeou só agora? Snape, é sim um grande entendedor de Magia Negra e uma pessoa, segundo Dumbledore, de sua inteira confiança, mas isso não explica muito bem essa nomeação. Sabemos que o cargo de professor de DCAT está amaldiçoado, nenhum professor ficou por mais de um ano lecionando. Por que Dumbledore faria uma coisa dessas com uma pessoa que ele tanto confia? Dumbledore descobriu algo sobre Snape, por isso lhe deu o cargo para que, logo após um ano, os alunos e a escola vivessem longe de algum perigo? Esse tal segredo, acarretou muitas discussões entre Snape e Dumbledore. O que Dumbledore esperava de Snape ao nomeá-lo professor de DCAT?
Outra coisa que andei percebendo foi a noite em que Snape assassina Dumbledore. Se olharmos bem a cena vamos perceber algumas coisas estranhas. Quando Snape toma o lugar de Draco para matar Dumbledore, os Comensais presentes se sentem receosos, e até mesmo, com medo de Snape. Mas por que os Comensais presentes na cena temeriam um semelhante? Por quê o passado de Snape passou a ser tão importante?
Mas a pergunta-chave é: Por que Dumbledore morreu confiando tanto em Snape, mesmo sendo morto pelo próprio? Que segredo é esse que havia entre eles a ponto de um deles ter que morrer para a integridade do outro ser garantida?
A única coisa que tenho total certeza é que a relação Snape X Harry se tornou, com o decorrer na história, muito mais importante e sólida do que a relação Harry X Voldemort, fazendo com que Snape, antes um personagem linear, passasse a ser um dos, senão o, personagem mais importante para o desfecho da história, deixando o personagem Lord Voldemort totalmente de lado, esquecido até pela própria autora, pois Voldemort nem aparece e foi muito pouco citado durante o 6º livro.
Snape é ou não é um personagem fascinante?



Postar um comentário

— Harry Potter aos Olhos de Trouxas —